sexta-feira, setembro 01, 2006

Terminologia: Co-ocorrência e co-citação...

Propondo uma maior contextualização do que pretendo falar, devo explicar melhor o que são mapas MDS (Mapas Multidimensionais) e os fundamentos da co-ocorrência/co-citação... começo a falar nisso e já acabo tendo que discutir o que são clusterings, Browsing e mais um monte de conceitos... Acho que os professores que estavam na minha qualificação estão mais do que certos, minha cabeça borbulha idéia de mais e muito rápido.

Nesse tópico vou falar de CO-OCORRÊNCIA e CO-CITAÇÃO, vamos ver onde isso vai parar...

Já podemos ir falando logo de cara que a temática "co-ocorrência" e "co-citação" é um material bibliografico um tanto escasso em lingua portuguesa; achei em um trabalho apresentado num congresso (depois coloco a refêrencia nos comentários) que tem um apontamento da Vânia Guedes que cita um tal de Marshakova: “A co-citação mede o grau de ligação de dois ou mais artigos, pelo número de documentos onde esses artigos são citados, simultaneamente” (MARSHAKOVA apud Vânia L.S. Guedes, 1981). Ou seja, a co-citação é a mensuração da quantidade de vezes que determinados trabalhos se encontram na mesma refêrencia bibliografica de um artigo/livro/relatório ou o que o valha. Por exemplo: se eu cito o autor x, y e z no meu trabalho e o João cita na pesquisa dele o x e o z, enquanto que a maria só cita o y dentre outros, que nem eu e nem o João citamos, podemos inferir que o x e o z tem um maior vinculo entre eles do que com o y, pois aparecem mais vezes juntos.

A partir do exemplo da co-citação, que não passa de um recorte da co-ocorrência, é fácil entender toda essa trama. A co-ocorrência é semelhante a de citações, porém, ela é mais abrangente buscando descobrir o quão próximo é um determinado elemento do outro, e não só citações. Por exemplo, a co-ocorrência de palavras-chave ou até a co-ocorrência de autores no mesmo artigo, descobrindo assim o vinculo de parcerias entre eles, dentre outras mil combinações. Então é isso, quantas vezes elementos co-ocorrem em um mesmo lugar. É simples.

E para que tudo isso? Para que medir o vínculo de elementos entre si? Dei algumas pistas aí em cima. Explico isso com a historia dos Indices de Citação do ISI no próximo tópico... Muchas Gracias!

1 Comments:

Blogger Raphael said...

VÂNIA L,.S. GUEDES, 6., 2005, Salvador. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. Salvador: UFBA, 2005. Disponível em: http://www.cinforme.ufba.br/vi_anais/docs/vanialsguedes.pdf . Acesso em: 02 nov. 2005.

10:14 AM  

Postar um comentário

<< Home